• Soudogz dogz

Por que os cachorros comem mato ?


Se você quer entender por que cachorro come mato, está no lugar certo.


No artigo de hoje, vamos entender tudo sobre este curioso comportamento dos cães no dia-a-dia e como isso impacta diretamente na saúde deles. Afinal, a gente sempre está atento ao que acontece com nosso cão. E atitudes que se repetem, como a comilança de matinhos, precisam ser observadas de perto.


Portanto, para entender tudo sobre o tema, continue lendo.


Por que o cachorro come mato?


O cachorro come mato por muitos motivos diferentes. Entre motivos relacionados a doenças ou sensações, está a curiosidade. Sim, cachorros curiosos acabam descobrindo que gostam de comer graminha pelo simples fato de serem atraídos pelo cheiro e pela textura.


Este seria o passo inicial para que eles definitivamente comam mato. No entanto, há várias outras explicações e contextos que fazem parte desta prática. Separamos alguns deles abaixo. Veja:


Dores no estômago ou enjoos;

Ajuda o cachorro a vomitar algum alimento ruim;

Excelente fibra para melhorar o trato intestinal;

Reduz o risco de câncer no intestino;

Para entender mais sobre cada um dos tópicos anteriores, continue lendo. Falaremos especificamente sobre cada item a partir de agora para que você possa entender melhor o que a grama faz, de fato, na anatomia do cachorro.


Vamos lá?


Dores no estômago ou enjoos


O cachorro come mato porque sente dores no estômago ou enjoos. Esta é uma das afirmações mais populares sobre esta prática tão conhecida por tutores espalhados pelo Brasil.


Se você já reparou que o seu cãozinho começou a mastigar uma grama ou um mato aleatório durante os passeios para queima de energia, pode desconfiar que ele está com algum desconforto estomacal.


No entanto, isto não necessariamente deve ser levado ao pé da letra. Ou seja, não é porque o cachorro come mato, que ele precisa receber urgentemente um remédio ou um tratamento para dor de barriga. Ele apenas está ingerindo um sabor diferente para que a grama possa ajudar na digestão.


Ajuda o cachorro a vomitar algum alimento ruim


Outro aspecto muito popular sobre a mastigação de graminha, é a necessidade que o cachorro tem de vomitar alguma coisa. Ou seja, ele sente que algo está incomodando e, por isso, tenta colocar pra fora com a ingestão de grama. As vezes dá certo, as vezes não.


Só que mesmo que o cachorro não vomite, pode ser que aquilo que estava meio “atravessado” na garganta, desça junto com o mato. Ou seja, a grama ingerida acaba ajudando de uma forma ou de outra: ou causando o vômito, ou fazendo a comida descer de maneira mais rápida.


O único cuidado que você precisa ter, aqui, é observar atentamente o que o cachorro está comendo. Pois caso ele vomite após ingerir algum mato, é preciso ver se esse mato, na verdade, não era algum tipo de erva venenosa. Muita atenção nisso, ok?


Excelente fibra para melhorar o trato intestinal


O cachorro come mato, também, porque ele sabe que a graminha é uma excelente fonte de fibras! Ou seja, ele realmente vai gostar de comer aquilo que lhe faz bem. Então, se ele experimentar a grama pela primeira vez, saiba que será bem comum ele repetir a dose todos os dias.


A fibra é uma das melhores maneiras de fazer o intestino do cachorro funcionar de maneira mais ativa. Afinal, a fibra ajuda a conduzir tudo pelo trato intestinal e, assim, seguir um fluxo mais livre. Além disso, a fibra ajuda a absorver gorduras que estejam atrapalhando o caminho do trato intestinal, deixando o cão mais saudável.


A ingestão de fibras é muito importante para nós e para os cachorros. E já que eles adoram comer uma graminha, basta acompanhar de perto para prevenir a ingestão de plantas venenosas e deixar o animal comer. É claro que tudo que é demais, faz mal. Portanto, mantenha uma dieta balanceada, inclusive, para os pratos de mato!


Se você mora em apartamento e não tem mato ou grama em casa, pode comprar em pet-shops. Basta semear e esperar crescer. Assim, você cria um cantinho de salada dentro de casa para seu dog.


Reduz o risco de câncer no intestino


Além de todos os benefícios relacionados a digestão e fluxo intestinal, o mato que o cachorro come pode ajudar, inclusive, a reduzir o risco de câncer no intestino.


Ou seja, este é um dos benefícios mais incríveis relacionados a ingestão desse tipo de fibra, pois tudo que a gente quer, no fim das contas, é ver nosso cãozinho saudável e feliz, não é mesmo?


Nós já falamos mais sobre câncer em cães aqui no blog. E evitar esta enfermidade é muito importante para garantir a saúde do pet no longo prazo.


Há várias coisas que você pode fazer para ajudar o cão a ser mais saudável neste sentido. Leia aqui: Câncer nos pets: descubra como evitar essa enfermidade.


O mato é uma erva medicinal na dieta do cachorro?


Algumas pessoas afirmam que a grama ou o mato é a erva medicinal do cachorro. Só que isto somente pode ser comprovado, a partir de pesquisas e estudos científicos.


No entanto, a gente sabe que traz muitos benefícios relacionados a vários aspectos da vida do dog. Por isso, oferecer as graminhas sempre pode ser uma boa ideia.


Para o caso de caminhadas e passeios, muito cuidado: procure sempre observar o tipo de grama que o cachorro está comendo! Deixe-o comer apenas gramas comuns. Não deixe ele comer plantas estranhas. Cuide do seu dog!


FONTE: PORTAL DO DOG


2 visualizações0 comentário