A maioria dos donos de cães está ciente de que a obesidade do cachorro é perigosa para a saúde de um cão, mas muito poucos reconhecem o quão sérios podem ser os problemas subsequentes.
Quando um cão é considerado obeso?
Os sintomas iniciais da obesidade canina incluem:
Ganho de peso,
Excesso de gordura corporal
Dificuldade para respirar
Rapidez para fadiga
Incapacidade ou falta de vontade de se exercitar
No entanto, se o seu cão permanecer obeso por um longo período, doenças mais prejudiciais podem afetar a saúde do seu cão e afetar a qualidade de vida:
Doença cardíaca
Diabetes
Doença respiratória
Maior risco de câncer
Pressão alta
Como identificar a obesidade do cachorro
A maneira mais confiável de identificar se seu cão está acima do peso ou obeso é levá-lo ao veterinário. No entanto, enquanto você agenda a visita, você pode fazer o seguinte a cada poucas semanas para acompanhar o peso do seu cão:
Pese o seu cão e compare o seu peso com um gráfico de peso da raça. Se eles estiverem acima da faixa ideal de peso ideal para sua raça, seu cão provavelmente é obeso.
A forma da cintura do seu cão, quando vista de cima, deve naturalmente afunilar para dentro. Se isso não acontecer, o seu cão está com excesso de peso.
Da mesma forma, do lado, um cão é obeso se você não consegue ver uma dobra clara no abdômen.
Para cães com um peso saudável, você deve sentir as costelas facilmente ao pressionar os dedos contra elas. Se você tiver que aplicar esforço para sentir os ossos, o cão tem muita gordura.
Retornando ao peso normal
Embora a obesidade em cães seja um problema comum e sério, é um dos problemas de saúde que, geralmente, é mais facilmente corrigido.
Fale com o seu veterinário sobre a mudança para a ração leve, que contém menos carboidratos e maior proteína. Alimente sempre o seu cão à mesma hora todos os dias e nunca exceda as quantidades diárias recomendadas. Além disso, ponha um fim a todas as guloseimas e aumente a quantidade de exercício diário, indo para caminhadas mais longas ou mais frequentes e incentivando brincadeiras em casa.
Naturalmente, alguns cães sofrem outras desvantagens que podem levar à obesidade, incluindo hipotireoidismo, insulinoma e hiperadrenocorticismo.
Se o seu cão acumular gordura facilmente e não conseguir perdê-lo, apesar de tentar as etapas acima, peça ao seu veterinário para investigar o que mais pode estar causando o ganho de peso.
FONTE: PORTAL DO DOG
Comments